Conheça na região


Conheça na região


Juazeiro do Norte

Palco das romarias de devotos do Padre Cícero, Juazeiro do Norte é um dos maiores centros religiosos do Brasil. Chama a atenção também pelo seu desenvolvimento urbano, sendo o maior pólo de negócios da região. Em várias épocas do ano a cidade recebe milhares de romeiros vindos dos mais distantes rincões do país para dias de muita festa e fé. Com uma forte tradição também no artesanato, Juazeiro possui bons mercados onde é possível apreciar todo o talento do povo simples da região. No Centro de Cultura Mestre Noza, no centro da cidade, está a maior concentração de peças. Cordéis, xilogravuras e peças produzidas em couro completam o rico acervo artesanal da cidade.

Crato

Centro histórico e cultural do Cariri, o Crato é repleto de clubes e balneários serranos com natureza abundante. De vida noturna movimentada, é lá que acontece anualmente a maior festa agropecuária do Nordeste, a Expocrato. Cercada pela Chapada do Araripe, a cidade é banhada por dezenas de fontes naturais e trilhas que atravessam a mata verde e leva o aventureiro a belos mirantes de onde é possível apreciar toda a deslumbrante paisagem da região. Terra da cultura popular, o Crato resguarda ainda importantes manifestações do folclore, a exemplo das bandas cabaçais e dos reisados.

 

Barbalha

Cidade dos verdes canaviais e do mais belo patrimônio arquitetônico da região. Barbalha se destaca pela singularidade dos parques aquáticos e pela imponente Festa do Pau da Bandeira. A festa, sempre realizada nos primeiros 13 dias de junho, reúne na cidade a maior concentração de grupos folclóricos do Ceará, um verdadeiro espetáculo cultural que atrai a atenção de turistas e de pesquisadores. Também cercada pela Floresta Nacional do Araripe, repleta de fontes, grutas e trilhas, Barbalha detém um santuário natural de extrema importância científica e se torna uma excelente opção para quem busca sossego em meio á natureza.

 

Nova Olinda

Nova Olinda é uma pequena cidade incrustada no alto da Chapada e que revela uma tradição que vai do artesanato produzido em couro até a extração da famosa pedra Santana, que serve para embelezar as construções em praticamente todo o Cariri. Ali, através da preservação da memória, com o Museu do Homem Kariri e o belo trabalho realizado com crianças e jovens pela Ong Casa Grande de Nova Olinda, o futuro das novas gerações é desenhado. Terra de mitos e lendas, Nova Olinda esconde belos sítios arqueológicos e curiosas formações rochosas que conferem um caráter místico ao lugar e oferece boas opções de passeio pela Chapada. Na oficina de seu Expedito Celeiro, o visitante pode conferir o interessante trabalho realizado pelo artesão.

Santana do Cariri

A maior reserva de fósseis do mundo está aqui. Santana do Cariri é o berço da paleontologia nordestina e um verdadeiro laboratório a céu aberto. A cidade é bem pitoresca, com ruas estreitas e uma arquitetura antiga que ainda se mantém preservada. O ponto turístico principal do lugar é o Pontal da Santa Cruz, uma enorme cruz de madeira erguida no alto de uma encosta de onde se descortina a magnífica paisagem da Chapada do Araripe. Em Santana do Cariri, o visitante pode ver de perto boa parte das descobertas paleontológicas da região. Ali está instalado o Museu de Paleontologia do Cariri, com centenas de peças e murais informativos que contam toda a história científica da região.